a tradição das visitas técnicas

No inverno de julho de 1945, quando as moças e senhoras costumavam usar chapéus em roupas de passeio e os homens trajavam ternos à rua, a turma do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional/RJ excursionava para a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. O grupo de 19 pessoas veio de trem numa viagem que durou 16 horas. Durante a permanência de uma semana visitaram também as cidades de Mariana, Congonhas do Campo e o então arraial de Ouro Branco.

Passados 68 anos, o Curso de Museologia da UFOP mantém a tradição das visitas técnicas iniciada pelo Curso de Museus. Todo semestre o DEMUL se reúne para discutir e aprovar os roteiros de viagens das disciplinas que possuem visitas previstas em suas ementas. Em geral, os estudantes organizam a hospedagem, na busca de conforto, higiene, bom preço e localização. Os professores, claro, responsabilizam-se pela elaboração dos roteiros detalhados, agendamentos, relatórios posteriores, avaliações e ainda por todo o aspecto operacional de deslocamento.

Em meio à transitoriedade do mundo contemporâneo as visitas técnicas permanecem uma boa tradição que nos orgulhamos em manter devido à sua importância como recurso pedagógico.

Este blog cumpre, pois o objetivo final de avaliar os estudantes em suas visitas aos museus. Suas postagens são registros, narrativas e leituras da experiência vivida, um diário coletivo, dinâmico, crítico, quiçá, divertido.

Tenham todos uma boa leitura e uma boa viagem!

Prof.ª Ana Audebert


domingo, 31 de março de 2013

Conhecendo o museu através das Redes Sociais


Ao acessar o site do Museu da Língua Portuguesa,  em sua pagina inicial encontra-se informações sobre a instituição que diz ser ''  muito mais que um  espaço em que as tecnologias são aplicadas no espaço expositivo para deleite da modernidade''. Também é possível ter acesso ao link institucional, onde conta sobre a criação do museu e seus objetivos e links sobre atividades, parceria e serviços. Na pagina sobre a instalação do museu explica sobre a escolha da Estação da Luz e o que se encontra em casa andar. E paginas com noticias, programação, exposições, textos, links e contato. A navegação é muito fácil e pode ser acessada em espanhol, francês e inglês. 

E o que é interessante é que é possível acompanhar o dia do museu pelas redes sociais mais usadas do mundo, o Twitter e o Facebook. 

Twitter: @museulp
Facebook: Museu da Língua Portuguesa 

No Twitter não tem muitas postagens e a ultima foi em 27 de março, com não muitos seguidores o Twitter é abandonado. Já o Facebook, a última postagem foi na sexta-feira e é sempre atualizado, uma vez que a interação com o publico é maior. 

No Youtube também encontra vídeos sobre o museu, entre eles: 



Mas será mesmo que o Museu da Língua Portuguesa não é apenas um espaço expositivo para deleite da modernidade?  Uma vez que o publico acha mais interessante posar para fotos. 

Mas pra quem não quiser fazer uma visita virtual, o Museu da Língua Portuguesa, o endereço é Praça da Luz, s/nº, Centro São Paulo. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, e nas terças-feiras o museu fica aberto até às 22h (a bilheteria fecha às 21h). O valor dos ingressos Inteira: R$ 6,00 / Meia: R$ 3,00 e a bilheteria funciona terças-feiras das 10h às 21h e de quarta a domingo, das 10h às 17h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário