a tradição das visitas técnicas

No inverno de julho de 1945, quando as moças e senhoras costumavam usar chapéus em roupas de passeio e os homens trajavam ternos à rua, a turma do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional/RJ excursionava para a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. O grupo de 19 pessoas veio de trem numa viagem que durou 16 horas. Durante a permanência de uma semana visitaram também as cidades de Mariana, Congonhas do Campo e o então arraial de Ouro Branco.

Passados 68 anos, o Curso de Museologia da UFOP mantém a tradição das visitas técnicas iniciada pelo Curso de Museus. Todo semestre o DEMUL se reúne para discutir e aprovar os roteiros de viagens das disciplinas que possuem visitas previstas em suas ementas. Em geral, os estudantes organizam a hospedagem, na busca de conforto, higiene, bom preço e localização. Os professores, claro, responsabilizam-se pela elaboração dos roteiros detalhados, agendamentos, relatórios posteriores, avaliações e ainda por todo o aspecto operacional de deslocamento.

Em meio à transitoriedade do mundo contemporâneo as visitas técnicas permanecem uma boa tradição que nos orgulhamos em manter devido à sua importância como recurso pedagógico.

Este blog cumpre, pois o objetivo final de avaliar os estudantes em suas visitas aos museus. Suas postagens são registros, narrativas e leituras da experiência vivida, um diário coletivo, dinâmico, crítico, quiçá, divertido.

Tenham todos uma boa leitura e uma boa viagem!

Prof.ª Ana Audebert


sexta-feira, 29 de março de 2013

Navegando no Memorial da Resistência

Em uma viagem virtual podemos conhecer o Memorial da Resistência na cidade de São Paulo. O memorial é dedicado à preservação de referências e das memorias da resistência e repressão política no Brasil. Por meio da musealização de parte do edifício que foi sede durante o período da ditadura nos anos 1940 a  1983, do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo -  DEOPS-SP, uma das polícias políticas mais trucantes do país, principalmente durante a ditadura militar. Em sua home page podemos ter acesso as Exposições,  os Testemunhos, os Lugares de Memória, Centro de Referência , as Ações Culturais e Educativas. 







Em sua pagina infelizmente não podemos ter acesso aos testemunhos dos presos durante a ditadura.Mas podemos ter acesso os Lugares de Memória. Que por  objetivo o inventário e a sinalização dos lugares de memoria de resistência e da repressão política no Estado de São Paulo.
No próprio site os visitantes podem contribuir para essa pesquisa. Na parte das exposições podemos ver fotos e sentir um pouco desse sentimento, dor, emoção.
Ficou interessado pelo Memorial da Resistência? Então não perca tempo e agende sua visita monitorada!No próprio site temos a informação para agendar a visita!
Vamos lá! E navegue e visite o Memorial da Resistência! 

Acesse: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br

Confira o vídeo : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário