a tradição das visitas técnicas

No inverno de julho de 1945, quando as moças e senhoras costumavam usar chapéus em roupas de passeio e os homens trajavam ternos à rua, a turma do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional/RJ excursionava para a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. O grupo de 19 pessoas veio de trem numa viagem que durou 16 horas. Durante a permanência de uma semana visitaram também as cidades de Mariana, Congonhas do Campo e o então arraial de Ouro Branco.

Passados 68 anos, o Curso de Museologia da UFOP mantém a tradição das visitas técnicas iniciada pelo Curso de Museus. Todo semestre o DEMUL se reúne para discutir e aprovar os roteiros de viagens das disciplinas que possuem visitas previstas em suas ementas. Em geral, os estudantes organizam a hospedagem, na busca de conforto, higiene, bom preço e localização. Os professores, claro, responsabilizam-se pela elaboração dos roteiros detalhados, agendamentos, relatórios posteriores, avaliações e ainda por todo o aspecto operacional de deslocamento.

Em meio à transitoriedade do mundo contemporâneo as visitas técnicas permanecem uma boa tradição que nos orgulhamos em manter devido à sua importância como recurso pedagógico.

Este blog cumpre, pois o objetivo final de avaliar os estudantes em suas visitas aos museus. Suas postagens são registros, narrativas e leituras da experiência vivida, um diário coletivo, dinâmico, crítico, quiçá, divertido.

Tenham todos uma boa leitura e uma boa viagem!

Prof.ª Ana Audebert


terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

 Uma viagem virtual à mente humana. MASP Google Art's and Culture


    Na exposição, Histórias da Loucura: Desenhos do Juquery, está presente as obras feitas por pacientes do famoso Hospital Psiquiátrico, Juquery, de 1898. 

    Com um conjunto de 102 obras doadas ao Museu, tem como intuito mostrar que a arteterapia não é só apenas um exercício para serem feitos nos consultórios ou nas terapias em grupo, mas algo sim para ser levado como arte e ao público em massa. 

    Em parceria com o Google Art’s and Culture, o acesso a estas obras e a espaços como o Museu de Arte de São Paulo, se torna fácil e presente para todos aqueles que demonstrem interesse ou curiosidade pelas artes e suas vertentes enraizadas na cultura brasileira, em sua grande pluralidade. 

    As exposições, inicialmente feitas por um dos médicos do Hospital, Osório César, faz parte da história do museu desde seus primórdios, tendo sua estreia na instituição apenas um ano depois de sua inauguração. 

    Os desenhos são simples e com materiais do cotidiano, pequenos e sem muitos detalhes, mas a clareza na representação dos mesmo.



    A visita é intuitiva e conta com algumas informações das doações e as principais obras do acervo.

    É possível também, ao clicar no botão de informações da obra no canto esquerdo da tela, criar cartões postais com poemas, que podem ser enviados via sua conta google.






Nenhum comentário:

Postar um comentário