A partir disso, trago aqui o podcast “Museológicas Podcast” que é um programa de extensão produzido por estudantes e professores da UFPE e em especial quero apresentar o episódio “#31 Edição de Segundo Aniversário: nova definição do conceito de Museu” em que o podcast celebra seus dois anos de trabalhos se envolvendo com o debate a respeito da nova definição de museus, proposto pelo ICOM. Nesta edição de aniversário, Elaine Muller, Hugo Menezes e Francisco Sá Barreto, professores do DAM-UFPE, conversam com Eduardo Sarmento (pós-doc PPGA-UFPE, membro do Conselho Consultivo do ICOM-BR e integrante do GT ICOM Define no Brasil) sobre a nova definição de museus.
Diário de viagens: blog que apresenta os resultados de visitas técnicas orientadas pela Prof.ª Ana Audebert na disciplina "Museu no Mundo Contemporâneo" (DEMUL/UFOP)
a tradição das visitas técnicas
No inverno de julho de 1945, quando as moças e senhoras costumavam usar chapéus em roupas de passeio e os homens trajavam ternos à rua, a turma do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional/RJ excursionava para a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. O grupo de 19 pessoas veio de trem numa viagem que durou 16 horas. Durante a permanência de uma semana visitaram também as cidades de Mariana, Congonhas do Campo e o então arraial de Ouro Branco.
Passados 68 anos, o Curso de Museologia da UFOP mantém a tradição das visitas técnicas iniciada pelo Curso de Museus. Todo semestre o DEMUL se reúne para discutir e aprovar os roteiros de viagens das disciplinas que possuem visitas previstas em suas ementas. Em geral, os estudantes organizam a hospedagem, na busca de conforto, higiene, bom preço e localização. Os professores, claro, responsabilizam-se pela elaboração dos roteiros detalhados, agendamentos, relatórios posteriores, avaliações e ainda por todo o aspecto operacional de deslocamento.
Em meio à transitoriedade do mundo contemporâneo as visitas técnicas permanecem uma boa tradição que nos orgulhamos em manter devido à sua importância como recurso pedagógico.
Este blog cumpre, pois o objetivo final de avaliar os estudantes em suas visitas aos museus. Suas postagens são registros, narrativas e leituras da experiência vivida, um diário coletivo, dinâmico, crítico, quiçá, divertido.
Tenham todos uma boa leitura e uma boa viagem!
Prof.ª Ana Audebert
Nenhum comentário:
Postar um comentário